5 dicas para participar de uma degustação de Cachaça como se você fosse um Sommelier: – Cachaça DOMINISTRO
Compre online
ou por telefone

5 dicas para participar de uma degustação de Cachaça como se você fosse um Sommelier:

Por: Doministro | 15 dezembro 2017.

1 – Aprecie com calma
Não precisa encher a cara, um pouquinho só já basta. Tenha elegância ao escolher uma Cachaça. Converse com pessoas que já provaram há sempre um especialista na roda de provadores, atente ao que ele está dizendo. Se você estiver dando seus primeiros goles, estas opiniões serão de grande valia para suas próximas investidas.

2 – Aprenda a identificar madeiras
Todo rótulo deve trazer a madeira. Se não trouxer, uma dica, pergunte ao produtor porque ele não colocou lá. Mais do que um zelo, colocar a madeira utilizada para envelhecer a Cachaça é uma norma.

3 – Saiba de onde vem as Cachaças
Saber de onde vem as Cachaças é um exercício que você também pode fazer antes de iniciar uma boa degustação. Cada região tem suas características peculiares. Cachaças de Paraty, por exemplo, podem possuir algumas diferenças sensoriais em relação às produzidas no Rio Grande do Sul. Há alguns lugares, como Salinas, onde o tradicionalismo na produção da Cachaça, como o uso de fermentação natural impera entre os produtores. E isso pode realmente fazer diferença. Teste as Cachaças por suas origens. Anote as diferenças sensoriais encontradas em umas e outras. Com o tempo, fazendo bem este exercício, seu paladar estará bem apurado.

4 – Converse com o produtor
Lembre-se, você está diante de alguém que deixou todos os seus afazeres (que não são poucos) para atendê-lo. E que ele se dispôs da ceder gratuitamente aquela Cachaça que ele produziu seguindo todos os padrões de qualidade. Mostre a ele você conhece, ou que gostaria de conhecer mais.

5 – Beba mais água do que Cachaça
Lembre-se que você está apreciando uma bebida destilada que vai de 38% a 48% de volume alcoólico. Como o objetivo é que você faça o papel de um mestre na arte de apreciar Cachaça, vai uma dica: menos Cachaça e mais água. A água vai hidratar o seu cérebro e ajudar no funcionamento de órgãos como rim e fígado. Eles vão agradecer no dia seguinte.

fonte: Brasil no copo

E não se esqueça de votar nas cachaças Doministro de sua preferência no III Ranking da Cachaça da Cúpula da Cachaça.

Vote aqui: http://www.cupuladacachaca.com.br/ranking-cupula-da-cachaca/


    

Nenhum Comentário

                 

Deixe o seu comentário!

        
        

        
     

História

Carlos Átila foi ministro do Tribunal de Contas da União durante mais de uma década, quando também já era produtor rural no estado de Goiás e produzia em pequena escala a cachaça destinada a consumo próprio e a presentear os amigos – muitos dos quais a elogiavam e com freqüência perguntavam quando receberiam mais uma garrafa da “cachaça do ministro”. Ao aposentar-se do TCU em 1998, confiante na boa qualidade do produto, Carlos Átila decidiu consolidar e formalizar sua produção e comercialização. E o nome, criado pelos amigos, virou marca – Cachaça DOMINISTRO – que foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no Ministério da Agricultura.

Empório

A loja exclusiva de produtos Doministro

Conheça loja da CACHAÇA DOMINISTRO em Alexania, a EMPÓRIO DOMINISTRO. A loja exclusiva de nossos produtos, venha conferir. É fácil chegar até a EMPÓRIO DOMINISTRO, fica na Av. Brasília em frente a BR 060 Sentido Alexânia. Primeira entrada a direita da cidade.