10 dicas de ouro para você apreciar melhor sua cachaça – Cachaça DOMINISTRO
Compre online
ou por telefone

10 dicas de ouro para você apreciar melhor sua cachaça

Por: Doministro | 10 outubro 2018.

10 dicas de ouro para você apreciar melhor sua cachaça . fonte João Almeida / Brasil no Copo

#1 Cachaça tem prazo de validade?

Esta é uma das perguntas que mais chegam e a curiosidade aqui acontece, geralmente, quando alguém se depara com uma relíquia. Cachaça não tem prazo de validade, mas uma vez engarrafada é preciso ter cuidados com o sistema de vedação. Se estiver bem vedada, provavelmente estará de boa qualidade para o consumo.

#2 Cachaça da dor de cabeça?

Qualquer destilado quando consumido em excesso dá dor de cabeça. Para evitar qualquer tipo de ressaca, beba água durante a degustação.

#3 Existe Cachaça de banana, morango, gengibre ou de outras frutas?

Não! Existe aguardente feita de outras frutas e até mesmo com a cana-de-açúcar, já Cachaça é uma denominação exclusivamente brasileira. Para ser Cachaça, o destilado tem que ser originado da Cana-de-açúcar e deve ter graduação alcoólica entre 38% e 48%.

#4 Envelhecer Cachaça em casa! Fica bom?

Sim, fica. Mas não é possível envelhecer Cachaça em casa em escala comercial. Para isso é preciso ser profissional do ramo e seguir todas as normas de produção de Cachaça previstas em lei. Mas nada impede de você ter as suas próprias experiências.

#5 Caipirinha com Cachaça envelhecida, pode?

A Caipirinha é um drink protegido pela Lei 8.918 de julho de 1994. O terceiro maior drink mais consumido no planeta deve ser feito com gelo, limão, açúcar e Cachaça. Qualquer outro drink feito com sem o limão deve receber o nome de coquetel de frutas, ou algum mais criativo.

Sobre a Cachaça, algumas madeiras liberam o tanino na bebida, o que misturado com os ácidos do limão quase nunca terminam em em bom drink. Por outro lado, madeiras neutras como Amendoim do Campo, Jequitibá branco ou Freijó, podem melhorar ainda mais o sensorial de sua bebida.

#6 Posso tomar minha Cachaça gelada?

Pode e deve! A Cachaça, por sua grande quantidade de madeiras oferece uma infinidade de possibilidades sensoriais. E estas possibilidades sempre podem ser melhoradas ainda mais, principalmente em localidades onde o clima é mais quente, duas ou três pedrinhas de gelo em sua Cachaça vão bem, obrigado.

#7 Qual a diferença entre Rum e Cachaça?

A Cachaça é o primeiro destilado da América. Nasceu em algum ponto da Costa brasileira pela destilação do mosto fermentado (garapa) da cana-de-açúcar.

Quando os holandeses foram expulsos de Pernambuco desembarcaram na América Central e passaram a produzir o Rum no Caribe.

A diferença está no processo de produção. Enquanto o Cachaça é feita com a garapa crua, a bebida caribenha é feita com o melaço (caldo cozido).

#8 Qual a diferença entre Cachaça branca, prata e tradicional?

A nominação Branca é utilizada quando o produtor se refere à Cachaça que não passa por nenhuma madeira, apenas descansa em dornas de inox. Quando a bebida é armazenada em madeiras neutras, como o Freijó, Amendoim do Campo, Jequitibá, Peroba do Campo e outras que não impõem cor ao destilado nacional, pode-se utilizar as nomenclaturas: prata, tradicional ou clássica!

#9 Qual a diferença entre Cachaça envelhecida x armazenada?

Se a Cachaça for maturada em barris com até 700 litros de capacidade por um período não inferior a um ano, ela pode ser considerada envelhecida.

#10 Qual a melhor Cachaça?

São mais de 4.500 marcas de Cachaça homologadas pelo Ministério da Agricultura e encontrar aquela que será definitivamente a “melhor de todas as Cachaças” será uma árdua (porém prazerosa) tarefa.

O melhor mesmo é testar e testar e neste caso, respondemos sempre: a melhor Cachaça é a próxima! Um brinde!!!

—————————————————————–
Compre on line e receba em sua casa
uma das melhores cachaças do Brasil.
Entregamos em todo Brasil.
www.cachacadoministro.com.br
celular/whatsapp 61 98128.3188
#doministro #cachacadoministro #cachaca #brasil #alambiquedoministro


    

Nenhum Comentário

                 

Deixe o seu comentário!

        
        

        
     

História

Carlos Átila foi ministro do Tribunal de Contas da União durante mais de uma década, quando também já era produtor rural no estado de Goiás e produzia em pequena escala a cachaça destinada a consumo próprio e a presentear os amigos – muitos dos quais a elogiavam e com freqüência perguntavam quando receberiam mais uma garrafa da “cachaça do ministro”. Ao aposentar-se do TCU em 1998, confiante na boa qualidade do produto, Carlos Átila decidiu consolidar e formalizar sua produção e comercialização. E o nome, criado pelos amigos, virou marca – Cachaça DOMINISTRO – que foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e no Ministério da Agricultura.

Empório

A loja exclusiva de produtos Doministro

Conheça loja da CACHAÇA DOMINISTRO em Alexania, a EMPÓRIO DOMINISTRO. A loja exclusiva de nossos produtos, venha conferir. É fácil chegar até a EMPÓRIO DOMINISTRO, fica na Av. Brasília em frente a BR 060 Sentido Alexânia. Primeira entrada a direita da cidade.